terça-feira, 27 de novembro de 2012

Taxa de mortalidade infantil voltou a aumentar em Portugal no ano passado

A taxa de mortalidade infantil voltou a aumentar em Portugal no ano passado. De acordo com o jornal Público, em 2011 morreram 302 crianças com idades inferiores a 1 ano, mais 46 do que em 2010.

A taxa de mortalidade infantil aumentou o ano passado de 2,5 óbitos por mil nados vivos para 3,1, principalmente devido a um acréscimo do número de mortes de bebés com menos 28 dias.
A Direção Geral da Saúde está a analisar os dados do Instituto nacional de Estatística e vai apresentar um relatório nos próximos dias.
O diretor geral da Saúde, Francisco George, desdramatiza a esta subida e sublinha que é preciso esperar pelos resultados deste ano para falar numa possível mudança de tendência.
 
in SIC Notícias - 27.11.2012
 
Publicado por: José Almeida
 
 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A atividade turística em Portugal: evolução e distribuição


O Turismo é uma actividade de pessoas que se deslocam a lugares diferentes da sua residência habitual, com uma duração não superior a um ano, desde que o motivo principal seja: férias, negócios, ou outra qualquer situação, à excepção de exercer uma actividade remunerada no lugar visitado.

O sistema de turismo é composto pelas diversas estruturas e pelos múltiplos intervenientes que contribuem para uma possível delimitação da procura e oferta turística.

Assim, temos do lado da procura os fluxos populacionais que, na sua qualidade de potenciais visitantes são condição para o próprio crescimento das actividades turísticas de uma região e, do lado da oferta, as atracções (recursos naturais e culturais, actividades desportivas ou de animação), os transportes e acessibilidades, os equipamentos e serviços turísticos (de alojamento, de restauração) e a informação/promoção.

As funções que se atribuem aos vários agentes do sistema são idênticas na sua essência, e são constituídas por uma grande diversidade de organizações que oferecem bens e serviços aos visitantes, atendendo às suas "solicitações" turísticas. Por este motivo, é classificada pelos seguintes sectores: transportes, alojamento, atracções construídas pelo homem, serviços de suporte ao sector privado, serviços de suporte ao sector público e intermediários (como por exemplo operadores turísticos).

Os Turistas são visitantes temporários que permanecem pelo menos 24 horas no país visitado e cujo propósito da viagem pode ser classificado como: lazer, negócios, família, missão, encontro. É importante referir que a definição de turista se estende a viajantes em férias e também em negócios, encontros, congressos e conferências, visitas a familiares e amigos, desportos, estudos, religião e outras obrigações. Embora a maior parte do turismo mundial seja turismo de lazer, o turismo de negócios, em geral, envolve maiores gastos por pessoa, enquanto as visitas a familiares e amigos constituem uma parcela de turismo muito importante para alguns destinos. Relativamente aos diplomatas ou aqueles que viajam com o objectivo primário de se empregarem e serem remunerados por organizações sediadas em determinado destino não são considerados turistas. Isto implica que um turista geralmente traga dinheiro ganho no país de origem para gastar no seu destino – o que é um ponto importante na análise da contribuição do turismo para uma economia.

Os Excursionistas são visitantes temporários que permanecem no país menos de 24 horas, pelos mesmos motivos, e que nele não pernoitam (excluindo passageiros em trânsito).

Fonte: JAAA (2001) - O turismo em Portugal: evolução e distribuição.

Publicado por: José Afonso Alexandre

The Beauty of Simplicity

O filme The Beauty of Simplicity recebeu vários prémios e foi reconhecido em vários festivais, nomeadamente: Cannes Corporate Media & TV Awards; Tourfilm Riga 2012; e no World Best Film Awards. 
Uma descrição dos melhores encantos e recantos de Portugal. 

Ofertas de turismo em espaço rural na Guarda

Publicado por: José Afonso Alexandre

Portugal Economy Probe





«Portugal Economy Probe», é um sítio na internet, em inglês, com informação económica sobre Portugal.
Com base em documentos oficiais produzidos pelas instâncias político-administrativas nacionais e internacionais, assim como também por instituições privadas de grande relevância no mundo da economia e das finanças, a informação deste sítio encontra-se agregada num website único, actualizada diariamente, permitindo que os decisores económicos, investigadores e outros interessados tenham ao seu dispor informação transparente e credível, apresentada de forma clara e de fácil busca.
Segundo os autores e dinamizadores do sítio, este pretende ser uma ferramenta fácil para encontrar informação, direccionando o utilizador para os factos mais relevantes que permitam compreender a economia portuguesa, nas suas diversas vertentes: finanças públicas, sector financeiro, mercados de capitais, empresas e outros agentes económicos.

Publicado por: José Afonso Alexandre

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Turismo em espaço rural


Fonte: Estatísticas do Turismo

Publicado por: José Alexandre

A evolução da população mundial



A evolução da população mundial tem sido objeto de estudo nas aulas do oitavo ano. A humanidade já ultrapassa os 7.000.000.000 de indivíduos. Quantos mais poderemos ser num mundo limitado e a apresentar sinais de desequilíbrio?

O Diogo Isidro, 8ºC, procurou alguma informação sobre o assunto e descobriu este vídeo:


Publicado por: José Almeida

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dias de Precipitação

Registos para memória futura...

São 20.45h .Chove com intensidade na cidade da Guarda. Repare-se na imagem de satélite que apresenta a passagem do sistema frontal.



Estado de Tempo

Previsão para 5ª feira, 15 de novembro de 2012

Períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito
nublado a partir do início da manhã.
Períodos de chuva por vezes forte, no litoral da região Sul a
partir do meio manhã, estendendo-se progressivamente às restantes
regiões e passando gradualmente a regime de aguaceiros.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando
temporariamente moderado a forte (25 a 45 km/h) de sueste no
litoral.
Nas terras alta, o vento soprará forte (40 a 50 km/h) de sueste,
tornando-se a partir da tarde, forte a muito forte (50 a 65 km/h)
e com rajadas até 90 km/h.


Fonte: meteo.pt

Mensagem Numerica

Carta Sinóptica - 16.11.2012  00h UTC



Imagem de satélite: Infravermelho [2012-11-15 20h UTC]

Imagem Satelite


Imagem de radar - Intensidade da Precipitação (mm/h) [2012-11-15 20:40h UTC]

Imagem Radar


Publicado por: José Almeida

Riscos e catástrofes naturais

Apresentam-se mais alguns vídeos relativos à unidade Riscos e Catástrofes Naturais.


O Finn Simon do 8ºA sugere-nos um vídeo interessante, recolhido no sítio holandês, ZIE.NL,  sobre o furacão Sandy que fustigou Nova Iorque. Gefeliciteerd

Para visionar clicar no link:




 
O Ricardo Pereira, 8º A, sugere-nos mais um vídeo sobre os incêndios:
 
A  Denise Fortunato, 8ºA, a propósito das cheias, sugere:
 
 
 
 
A Ana Beatriz, 8ºA, enviou-nos uma notícia publicada no Jornal de Notícias
 

Tornado no Algarve causou 13 feridos e deixou rasto de destruição - 16.11.2012

Um tornado deixou um rasto de destruição no Algarve, afetando principalmente a zona de Silves, Lagoa e Carvoeiro. Há relatos de árvores caídas, telhados arrancados e carros arrastados pela força do vento. Confirmam-se 13 feridos - três com alguma gravidade - 12 desalojados e 4600 pessoas sem energia elétrica.


 
in Jornal de Notícias - 16.11.2012


 
Publicado por: José Almeida

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O concelho da Guarda perde 12 freguesias




Publicado por: José Alexandre

Região Centro perde 303 freguesias

A Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UT) propõe uma redução de 303 freguesias em 89 municípios da região Centro e o concelho de Coimbra é o que tem o maior corte, com menos 13 freguesias. De fora estão as freguesias de 11 concelhos em relação aos quais a UT ainda aguarda por um eventual projeto alternativo das respetivas assembleias municipais. Um corte de 303 das 1.136 freguesias analisadas representa uma redução de 27 por cento na região Centro (observando a região de acordo com as definições das NUT II).


Segundo a proposta da UT, Coimbra perderá 13 das 31 freguesias que tem hoje. O concelho da Guarda tem a segunda maior redução na proposta, com menos 12 freguesias do total de 55, seguindo-se Leiria, que pode perder 11 das 29 freguesias, e o Sabugal com um corte de dez no total de 40. Para cada um dos outros concelhos é proposta uma redução inferior a dez freguesias. Em termos percentuais, o maior corte regista-se em Castanheira de Pera, uma vez que é proposta a fusão das duas únicas freguesias, o que significa um corte de 50 por cento. Depois, estão Águeda, que perde 45 por cento das freguesias (nove no total), Coimbra, com menos 42 por cento, enquanto Figueira de Castelo Rodrigo e Torres Novas perdem fatia idênticas, 41 por cento (perdem sete freguesias cada). Em todos os outros municípios verificam-se cortes inferiores a 40 por cento no número atual de freguesias. Há ainda 16 municípios com três e quatro freguesias cada um e em que não é proposta qualquer alteração ao mapa atual.

A UT não publicou ainda parecer final no caso de 11 municípios em relação aos quais não validou as propostas das respetivas assembleias municipais. São os casos de Alcobaça, Almeida, Alvaiázere, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Oliveira de Frades, Penela, Porto de Mós e Sátão. Em relação a estes concelhos, a UT vai enviar às assembleias municipais uma proposta de reorganização válida face ao regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica (lei n.º 22/2012) e aguardar por um eventual projeto alternativo. Na região Centro, 61 municípios não se pronunciaram sobre a reorganização, enquanto as propostas de outros 28 foram aceites pela UT. Em termos de sub-regiões, as três que hoje têm mais freguesias são as que mais reduções sofrem com as propostas apresentadas. A Beira Interior Norte dará o maior contributo para o corte de freguesias, com menos 57 das atuais 210. Para Dão Lafões é proposto um corte de 50 nas atuais 189 e o Baixo Mondego terá uma redução de 38 das 137 freguesias. A região Centro, de acordo com as Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais Estatísticas (NUT), é composta pelas sub-regiões Baixo Mondego, Baixo Vouga, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul, Cova da Beira, Dão-Lafões, Médio Tejo, Oeste, Pinhal Interior Norte, Pinhal Interior Sul, Pinhal Litoral e Serra da Estrela.
Lusa  
08-11-2012 18:00

Lista final das freguesias a agregar: Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território

Publicado por: José Alexandre

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Outubro de 2012 (INE)

As previsões agrícolas a 30 de setembro apontam para quebras de cerca de 50% na produção de pera, a mais baixa desde 2003. Também se registam decréscimos, embora de menor dimensão, na produção de maçãs e de pêssegos. A produção de tomate para a indústria deverá ser próxima da registada na campanha anterior, com o aumento de produtividade a compensar a diminuição da área plantada. Quanto à campanha vinícola, a produção de vinho deverá registar um aumento de 5% face a 2011, situando-se aproximadamente nos 5,7 milhões de hectolitros.


Em agosto de 2012 o peso limpo do gado abatido e aprovado para consumo foi de 41 287 toneladas, o que representa um decréscimo de 11,3% em relação ao nível registado em agosto do ano anterior, devido sobretudo ao menor volume de abate registado nos suínos (-11,8%) e bovinos (-9,8%). Pelo contrário, o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi de 28 577 toneladas, o que representa um aumento de 9,5% no volume total de abate, face ao mês homólogo de 2011, devido ao maior volume de abate de perus (+11,3%) e galináceos (+10,5%). Já a produção de frango em volume manteve-se (-0,3%) em relação ao mês homólogo, com uma produção de 23 751 toneladas. 

A produção de ovos de galinha para consumo registou uma quebra significativa (-15,8%) relativamente a agosto do ano anterior, com uma produção que não ultrapassou as 6 665 toneladas. A recolha de leite de vaca foi de 151 mil toneladas, o que representa um aumento muito ligeiro (+0,5%) relativamente à quantidade recolhida no mês homólogo de 2011. No que diz respeito ao volume total de produtos lácteos, houve uma subida (+6,0%) devido ao maior volume de produtos frescos (leite para consumo, natas e leites cidificados) produzidos. O volume de capturas de pescado em Portugal, em agosto de 2012, decresceu 7,4% em relação ao nível verificado no mês homólogo do ano anterior, devido sobretudo à menor captura de peixes marinhos, nomeadamente de “tunídeos” e de “sardinha”. Em termos do valor registou-se também um decréscimo (-3,6%), em grande parte reflexo da quebra das capturas das espécies acima referidas.

No mês de setembro de 2012, e em comparação com o mês anterior, o produto que registou a maior variação foi a batata (+31,0%), enquanto que, em relação ao mês homólogo as maiores variações se verificaram nos ovos (+50,2%), na batata (+29,8%) e nos suínos (+24,3%).

Em junho de 2012 e face ao mês anterior, as variações do índice de preços de bens e serviços de consumo corrente na agricultura e do índice de preços de bens de investimento foram de -0,9% e de -1,1%, respetivamente. Em relação ao mês homólogo foram de +3,5% e +0,9%.


Publicado por: José Alexandre

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Natalidade em Portugal atingiu ponto mais baixo dos últimos 60 anos


A taxa de natalidade em Portugal atingiu o número mais baixo dos últimos 60 anos.De acordo com o Correio da Manhã, em junho nasceram apenas seis mil bebes... desde a década de 50 que não havia um mês com tão poucos nascimentos.


A descida representa menos 19 por cento em relação a junho do ano passado.
A manter-se a tendência, este ano deverão nascer apenas 81 mil crianças, menos 16 mil do que em 2011. Em termos gerais, nascem menos 50 mil crianças por ano do que seria necessário para assegurar a substituição de gerações.
Um saldo negativo que compromete a sustentabilidade da segurança social perante o aumento do número de pensionistas e a redução de jovens que entram no mercado de trabalho.

SIC notícias 5.11.2012

Publicado por: José Almeida

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Estado do Tempo 2.11.2012


REGIÕES NORTE E CENTRO:
Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste,
rodando para sul a partir do fim da tarde e soprando moderado
a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.

REGIÃO SUL:
Céu muito nublado, apresentando abertas até ao final da manhã.
Períodos de chuva a partir da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,
tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas
para o fim do dia.
Neblina ou nevoeiro matinal.





Publicado por: José Almeida