quinta-feira, 14 de março de 2013

Comemoração do Dia da Meteorologia


A seca em Portugal Continental



As situações de seca são frequentes em Portugal Continental. A sua incidência não ocorre de forma uniforme, sendo geralmente mais significativas nas regiões do Interior Norte e Centro e do Sul do País.
No decurso dos últimos 60 anos verificou-se, em 27 dos anos, a ocorrência de precipitações abaixo do normal (8 dos quais foram climaticamente considerados de muito secos).
Existem diversas metodologias de classificação da severidade de uma seca relativas à sua intensidade ou, alternativamente, à extensão da área abrangida.

Dos inúmeros acontecimentos históricos registados, destacam-se as secas de maior extensão espacial que se verificaram em Portugal continental desde 1940, caracterizadas por se terem registado valores de precipitação com probabilidade de ocorrência inferiores a 20%.

No último de ano de seca que ocorreu em Portugal Continental (2005) uma grande parte das regiões interiores tiveram problemas graves de fornecimento de água, tendo havido a necessidade de se recorrer a meios alternativos para garantir o abastecimento das populações.

SECAS DE MAIOR EXTENSÃO DESDE 1940

 


 
Recolha efetuada por Marco Nunes
Publicado por José Almeida


 

Sem comentários:

Enviar um comentário